domingo, 28 de dezembro de 2008

Protomártir Estevão


"O reino do céu sofre violência e só os violentos o conquistam" Mt 11,12.


A Santa Igreja celebra no dia 26 de dezembro a festa do primeiro mártir da fé cristã. Santo Estevão morreu apedrejado pelos judeus após dar testemunho da ressurreição de Jesus no Sinédrio. Apedrejado na presença de Saulo, que de perseguidor se tornaria notável Apóstolo de Cristo e propagador incansável da fé cristã.

Desde o nascimento do Salvador inaugurava-se o tempo da Redenção e o reino do céus já predito pelos profetas já se instalava no mundo, pois o Esposo estava já na terra, dentro da história como DEUS-HOMEM.

Estevão como tantos outros mártires de nossa fé se configuraram ao Senhor, levaram suas cruzes de acordo com a vontade de Deus. Viveram a pobreza, a castidade e em obediência ao Senhor souberam dizer: NÃO QUERO OUTRA COISA A NÃO SER TUA CRUZ. e Deus não deixou nada pra eles a não ser a Sua Graça, a Graça santificante. A luz de Belém guiou os magos, mas a luz da Cruz guiou e guia os cristãos até Jesus. Sem ela não podemos chegar até ele. Sem ela, a bendita cruz nenhum homem obtém a chave do reino dos ceús.

Assim testemunhou Estevão, entregou-se até a morte e abriu no céu o coro dos Mártires. Mas antes dele já estava escondida em Deus o martírio dos primogênitos a mando de Herodes. A igreja celebra no dia 28 de dezembro esta festa, para lembrar que o silêncio deste pequeninos anunciou gritantemete a vida de Jesus, por isso receberam eles a glória de serem mártires cristãos, foram batizados no sangue.

Bendito seja Deus pela vida dos mártires, semente de novos cristãos e bendito seja Deus pelas perseguições que ainda hoje sofremos, pois ela não nos amedronta, mas nos torna mais corajosos no anúncio fiel do Evangelho da graça.


Santo Estevão, primeiro Mártir, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails