domingo, 3 de maio de 2009

Bom Pastor

"O Bom Pastor da a Vida por sua ovelhas."(cf. Jo 10, 11).


IV Domingo da Páscoa - Domingo do Bom Pastor


Lembramos de modo particular neste Domingo a figura do Cristo Bom Pastor que sem medo oferece-se a si mesmo em favor das suas ovelhas. O BOm de Israel, assim chamado pelos profestas é o Filho de Deus humando no sei o da Virgem Maria é Ele que vem sanar as feridas que do seu povo, inaugurar o ano da graça da salvação e pagar a pena devida aos pecados dos seu povo escolhido. Ele conhece as suas ovelhas e as suas ovelhas conhecem-no, como o Pai o conhece a Ele e Ele ao Pai (cf. Jo 10, 14-15). Esse conhecimento não é superficial, não é intelectual, não se aprendeu em livros e nem se lecionou na sinanogoga. É conhecimento baseado no amor, tranformada pela comunhão e provado na cruz. Interessante perceber que Jesus sendo o Pastor Supremo se tomou a forma de ovelha, Cordeiro de Deus, a profecia Vetero-testamentária que diz: "Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca" ( cf. Is 53). O pastor por amor se configurou de tal modo a ovelha que foi reconhecido como ovelha. Lição de humildade. Não tomou a forma de mercenário que rouba e saqueia o redil, que não cuida, mas dispersa as ovelhas. O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas e não a cessa de entregar. A nós, porém, resta reconhecermos esse Pastor ouvir a Sua voz, porque Ele nos chama pelo nome, e segui-Lo.


Lá vai o Pastor,à procura da ovelha que se perdeu,

à procura do olhar que se desviou do Seu.

A encontrou em campos que não são seus,

e viu que em suas feridas a dor está,

em seus olhos há somente a solidão

e agora só deseja ao redio voltar.

A ovelha sou eu,

e não conheço outra voz,

por isso quando eu fugi,

me cansei, me perdi.

Eu procurava outra voz,

mas não pude encontrar.

Hoje posso ouvir,

de novo a voz do Pastor a me chamar,

e assim eu compreendi se de Ti eu fugir

99 ou mais deixarás para trás,

e irás me buscar...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails