sábado, 25 de abril de 2009

São Marcos


Ícone de São Marcos, escrevendo o Evangelho, com o símbolo do leão e a representação da mão do Cristo tocando o nimbo (auréola), com dois dedos unidos indicando as duas naturezas, humana e divina e o três dedos, representando a Santíssima Trindade(Pai, Filho e o Espírito Santo).
Hoje a Igreja comemora São Marcos Evangelista. Autor de um dos quatro Evangelhos. O Evangelho de São Marcos é o segundo dos quatro Evangelhos e um dos três chamados de sinópticos, junto com o Evangelho de São Mateus e o Evangelho de São Lucas. Dos sinópticos, é o mais simples e o menor, sendo também o mais antigo.
O atributo de suas imagens é o livro, sendo simbolizado como o LEÃO.
Os evangelistas são simbolizados nos quatro animais referidos. São Mateus é simbolizado pelo anjo com rosto de homem, porque seu Evangelho se preocupa em comprovar a natureza humana de Cristo, enquanto São João (a águia) se preocupa em comprovar a natureza divina de Cristo Jesus. São Marcos é representado pelo leão, porque ele começa seu Evangelho falando da pregação de São João Batista no deserto da Judéia. Ora, o leão vivia no deserto, e a pregação de João foi como um rugido de leão. Ele quer mostrar Cristo como soberano, como rei. E o leão é o rei dos animais, enquanto São Lucas tem em vista demonstrar o caráter sacerdotal de Cristo. Daí ter como símbolo o boi, animal sacrificado no Templo.
São Marcos, rogai por nós!

Um comentário:

Marcus Feichas disse...

São Marcos fez o registro do Evangelho, as boas novas do plano de Deus para a salvação da humanidade. Vive ao lado de Jesus, teve este privilégio. Quanta Graça viu, sentiu, observou e então, relatou. Relatou para que pudéssemos hoje, reviver o Evangelho todos os dias. Vivendo o Evangelho ao lado de Jesus.

Quantas vezes na vida, dura como é, precisamos reescrever nossa história e não sabemos sequer o que vamos relatar da história que passou. Se não sabemos olhar para o passado e dele extrairmos o essencial, não saberemos escrever o futuro.

São Marcos soube olhar ao seu passado iluminado pela luz de Deus, na presença de Cristo, para que nós pudéssemos reescrever nossa história.

Estamos trilhando os passos do Evangelho ou estamos fugindo das missões da Boa Nova?

São Marcos, como os demais apóstolos, teve a oportunidade existencial de refazer suas idéias sobre a vida, a caridade, o amor junto ao professor maior. O professor continua vivo, aguardando o próximo aluno. Vamos, vamos aprender e aplicar! De nada servirá uma vida sem aplicação do que nos foi doado por Deus por intermédio das palavras de São Marcos e demais apóstolos.

A todos que participam, desejo sinceramente, a disposição para o aprendizado constante, a vivência incansável da Boa Nova!

Related Posts with Thumbnails