quinta-feira, 16 de julho de 2009

Flos Carmeli


"Tende praesidium Scapularis!"


Eis o dia de grande alegria para todo carmelita, para todo o povo cristão que traz sobre si o Santo Escapulário da Virgem Santíssima. Honra-me este dia por ter eu pertencido ao número daqueles que se sentiram chamados a viver o ideal carmelitano à imitação de nossos fundadores que desde o profeta Elias, no Monte Carmelo, se dispuseram a seguir o Cristo, pobre, casto e obediente.

Maria tem papel fundamental na história da Salvação e sua importância para a Igerja não é menor, sabe a Madre Igreja venerar com devidas honras aquela que soube dizer seu Sim incondicional se dispondo a fazer a vontade de Deus sem medida. Pos sua vez, a Grande Mãe de não cessa de cercar-nos de carinho e proteção. Interferindo na história de nossa Ordem, dedicou aos seus filhos carmelitas o seu próprio manto, aquele que deveria ser colado sobre os ombros, o ESCAPULÁRIO, como sinal visível da sua presença e proteção. O distintivo de todo carmelita foi dado tão somente pelo céu, pelas mãos daquela que soube trazer sobre si o sinal da mão Divina.

Já nos diz a Palavra de Deus no livro de Reis, a visão do Santo Profeta Elias, em que viu subir uma nuvem do tamanho da mão de um homem, e que a Santa tradição viu já o prenúncio e ação milagrosa da Virgem que a mesma palavra diz: COMO ORVALHO ANTES DA AURORA EU TE GEREI. Aquele que foi pensada por Deus antes das coisas fossem criadas, a ùnica que o céu e a terra se honram em chamar de Mãe de Deus e até os infernos estremecem a vista dela. Toda santa, plasmada pelo Espírito Santo não é como os demais homens em honra, pois dela Deus usou para achar-se tão pequeno e frágil, viu a realização das promessas em primeiro lugar e não esmoreceu em seu pobre coração, soube amar e ser amada, soube silenciar e deixar-se conduzir pela solidão de seu Deus.

Assim caminhamos, cristãos carmelitas, que trazendo sobre nós o sinal do céu, confiantes nos dedicamos a essa terna Mãe, Mãe de Calçados e Descalços, Mãe de carmelitas, modelo e exemplo e senhora do Carmelo.

Uma pura flor do jardim secreto, o próprio jardim secreto, o segredo de Deus!


"ORA PRO NOBIS REGINA ET DECOR CARMELI"

Um comentário:

Állyssen disse...

"Ela é formosa, poderosa e forte!
Treme a terra diante dela, quem será ela?"

Related Posts with Thumbnails