segunda-feira, 21 de junho de 2010

da Santa Páscoa

Ao soar das seis horas da tarde, hora do Angelus, no Dies Domini, foi chamado à casa paterna nosso querido Monsenhor José Eugênio. O conhecidíssimo "Padre Zé", fez sua Páscoa definitiva e conforme diz a oração da missa de requiem, repousa nos ombros do Bom Pastor.
Aquele que pastoreava, agora pastoreado será no céu pelo Único e Eterno Sacerdote.
Comovido assisti a missa de corpo presente, oficiada pelo Vigário Geral, título que o falecido padre deixou na Semana Santa deste ano por motivos de saúde, e que empossado o Cônego Vonilton, celebrou o adeus em nome de nosso Arcebispo que na cidade eterna faz visita ad limina.
Diante do clero arquidiocesano representado por mais de 60 padres, encomendou-se a Deus a alma do nosso querido padre e que sendo levado pelas mãos de seus irmãos no sacerdócio foi conduzido, após ter sido incensado, ao som de muitas palmas, para o exterior da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, e em seguida transladou-se para sua cidade natal, Conceição dos Ouros, onde fora recebido com o toque fúnebre dos sinos da matriz e ao canto do salmo 23 adentrou o templo que o acolhera no santo batismo, debaixo do manto da Virgem Maria!
Padre José Eugênio foi exímio em seu caráter e pelo longo tempo em que governou a Paróquia de São José, aqui em Itajubá, foi verdadeiramente um exemplo de postura clerical, de comprometimento, de organização. Alguém dizia hoje: "APRENDI MUITO COM O SR. DESCANSE EM PAZ!" Palavras verdadeiras de um coração de filho, que soube amar o pároco que teve, pois segundo as palavras do próprio Padre em sua primeiro homilia em nossa paróquia. "TODA PARÓQUIA TEM O PÁROCO QUE MERECE!". Ali se revelava o grande padre que nossa paróquia recebera de Deus. Claro que nem tudo foi flores, mas tudo foi verdade e aprendizado!
As seis da tarde do Domingo, hora mariana no Dia do Senhor, foi chamado ao céu o Monsenhor e as seis horas da tarde de hoje ao som da Consagração a Nossa Senhora, a quem devotamente se confiava, foi entregue a última morada onde repousa em paz seus restos mortais, devidamente paramentado com as dignas vestes dos Monsenhores e levando junto de si, o santo terço que sempre trouxe junto de si.
Nosso cabido Metropolitano mas pobre está, porém brilha no cabido celeste mais uma estrela da nossa Arquidiocese.

Monsenhor, que Deus o tenha em sua morada...

descanse em paz!
em Pouso Alegre, saída do féretro

em Conceição dos Ouros

benção do túmulo

aspersão do esquife



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails