sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Eis o tempo favorável...


"Convertei-vos e crede no Evangelho." Assim se nos apresenta a Liturgia desta semana, mais precisamente da Quarta-feira de Cinzas. Eis o tempo de conversão, assim nos exorta a Igreja nos convidando ao seguimento mais eficaz do Salvador, imitando-o no cumprimento perfeito da vontade do Pai.
A Igreja se veste de panos roxos e especialmente no dia de hoje, na quarta-feira de cinzas convida seus filhos ao recolhimento, a penitência, ao silêncio, a oração, a esmola e o jejum, apontando nossa preparação para a celebração da Páscoa da Ressurreição.
Iniciamos com cinzas para terminarmos na solene Vigília Pascal com a benção do fogo novo, das cinzas ao fogo, sinal da nova criação operada pela Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Da morte para a Vida, da escravidão para uma vida e liberdade feliz a dos filhos de Deus!
A cinza não é perdão dos pecados, mas comprometido do cristão católico com sua fé, com a sua salvação, sinal penitencial. Os efeitos dessa imposição não seram eficazes se o que a recebem não tiverem ou não se dispuserem viver uma vida de compromisso com o próximo e com o evangelho... a cinza ao ser imposta vem acompanada da invocação, CONVERTEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO e/ou LEMBRA-TE QUE ÉS PÓ E AO PÓ DEVES RETORNAR. Essas antífonas trazem o significado de nossa preparação para a Páscoa, já que para adentrarmos ao limiar da salvação é preciso nossa conversão, o ingresso no Santo dos Santos exige a conversão do coração de pedra em novo coração de carne e para lá chegarmos é necessário voltar ao pó, morrer, mas o que significa morrer neste tempo? Morrer para as coisas transitórias e nascer, atentar-se para as celestes. Este morrer torna-se um gozo, um feliz anúncio para aquela alma esposa que já vendo o seu Senhor partir para o calvário prontamente se dispõe a seguí-lo.
"Ei-lo, Eis o Amado, ele vai a frente com a cruz às costas, segui-o rebanho amado, eis o teu Senhor, eis o teu Salvador, ele vem montado num jumento, ei-lo, eis o rei de Israel".

Santa Queresma a Todos!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails