sábado, 28 de novembro de 2009

Nova Férula Papal

[Nova Férula Pontifícia]

No entardecer do dia de hoje, sábado das I Vésperas do Advento do Senhor, início de um novo Ano Litúrgico de Nossa Santa Fé Católica, o Sumo Pontífice Bento XVI usará uma nova férula Papal, báculo pastoral pontifício, que lhe foi ofertada pelo Círculo de São Pedro. é semelhante à férula de Pio IX usada até hoje, e poderá ser considerada para todos os efeitos o báculo pastoral de Bento XVI.

Devidamente ornamentada, a Férula dourada traz o monograma de Cristo (XP) de um lado e o Cordeiro Pascal de outro, os quatro evangelistas nas extremidades dos braços dianteiros e, nas extremidades dos braços de trás, os quatro doutores, Ambrósio, Agostinho, Atanásio e João Crisóstomo – simbolizando Escritura e Tradição.

A Cruz papal, ou férula, é diferente dos báculos dos bispos, pois não tem a curva em sua extremidade, que simboliza a obediência ao Sumo Pontífice. Dessa forma, não seria lógico o papa dever obediência para com ele mesmo. Assim, o "báculo" papal, a chamada férula, é em forma cruz, e não de cajado.

[Férula pertencente a Pio IX]


Um comentário:

Linniker Matheus disse...

Muito interessante! Sua Santidade se mostrando cada vez mais fiel à ortodoxia da Igreja. Salve o Romano Pontífice!

Related Posts with Thumbnails